domingo, 24 de janeiro de 2010

O Verdadeiro Cristão e a Verdadeira Religião

Sermão Expositivo: Culto de Jovens 02/01/2010
Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos



O Verdadeiro Cristão e a Verdadeira Religião.

Tiago 1.21-27

Por: Luiz Brito
Agora chegamos ao final do primeiro capitulo. E é justamente aqui que Tiago chega ao ápice de sua mensagem sobre a urgência da pratica da palavra na vida cristã. Assim como já vimos, Tiago assemelha muito seus ensinos com os do Sermão do Montes ensinados por Jesus, e expressa sua carta como alguém que chama os cristãos a pratica da vida cristã. Tiago ensina que não

adianta apenas dizer que é cristão, ou defender uma fé ortodoxa, Tiago, nos ensina que é necessário viver o Evangelho de Cristo. No primeiro capitulo desta tão importante carta, Tiago ensina aqueles cristãos doutrinas primarias porém vitais para o crescimento espiritual de qualquer cristão verdadeiro. Tiago começa a falar sobre a Alegria nas provações, como pedir sabedoria a Deus, falou também sobre as provações financeiras, sobre as Tentações e concupiscências dos homens, e agora Tiago vai dizer as características dos verdadeiros cristãos. Agora Tiago confronta aqueles irmãos dizendo: - Vocês são crentes verdadeiros? Vocês são salvos? A sua religião é verdadeira? É óbvio que ninguém gosta de ser confrontado dessa maneira, mas é como Tiago os aborda quanto sua fé, e a forma de expressarem sua religião. E a partir daqui Tiago começa a descrever, ou dar evidencias do porque devemos guiar nossas vidas inteiramente pela Palavra de Deus, e isso não implica somente em ouvir a palavra, e sim em vive-la, agora Tiago começa a descrever as características daqueles que verdadeiramente foram salvos por Cristo e transformados pela Sua Palavra.

V21 – Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”. Tiago percebe que aqueles irmãos não haviam gostado da forma que ele estava os ensinando ou exortando. Ou seja, aqueles irmãos estavam achando a mensagem de Tiago um tanto dura, ou pesada de mais. Seja visto que o verdadeiro evangelho não massageia o ego do homem, mas o confronta. Jesus certa feita estava ensinando e alguns discípulos saíram da presença de Jesus, pois não estavam agüentando a mensagem do evangelho [Jo 6.60-68]. Tiago tinha uma característica de ensino muito parecido com a de Jesus. No inicio Tiago não havia aceitado os ensinos de Jesus, [Jo 7.3], mas depois de Deus ter lhe chamado ao evangelho da fé em Cristo, ele se entrega totalmente e ensina de forma muito clara como deve ser a vida dos salvos em Cristo. Os irmãos daquela igreja estavam achando os ensinos de Tiago um tanto pesado. Porém Tiago ao perceber a rejeição daqueles irmãos, ele não massageia, mas exorta-os dizendo: - “...Rejeitem toda imundícia e acumulo de malicias...”. Essas são características mundanas, o que mostra que a palavra que agradava aqueles irmãos, era uma mensagem mundanizada. Mensagem que massageavam-lhes o ego, que não tocassem em suas feridas, que não os confrontavam em seus pecados. Porém Tiago está chamando a receber a verdadeira mensagem do Evangelho com “mansidão”! Essa é uma característica que Jesus descreve em Mt 5.5, como sendo pertencentes somente aos salvos. Em outras palavras Tiago está dizendo: - Se vocês são salvos de verdade então não rejeite a mensagem do evangelho com sentimentos mundanos, mas a recebam com mansidão.

A primeira característica do Cristão autentico, é que ele recebe a palavra de Deus com mansidão, mesmo que ela a confronte, mesmo que doa. Ele sempre está pronto para recebê-la com mansidão e colocá-la em prática.

V22 – “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos”. Tiago está chamando aqueles irmãos a cumprirem a Palavra de Deus, dizendo que não adianta estar na igreja todos os dias ouvindo a palavra, se não a cumprir esse esforço se torna vão. Mais uma vês Tiago nos mostra como aqueles irmãos estavam familiarizados com pregações mundanas, com falsos discursos. Aqueles irmãos estavam se enganando com discursos (Tiago nem ao mesmo chama de pregação, mostrando sua total aversão a esses falsos ensinamentos), que não levavam a pratica da vida cristã.

V23-24 - “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era”. Tiago agora começa a descrever as características dos que são salvos em Cristo e os que se enganam com um falso cristianismo.

Tiago os compara como alguém que se olha no espelho. Mas, o que isso significa? Significa que os verdadeiros cristãos usam a Palavra de Deus como um espelho para se fazer um auto-exame. Assim como o espelho serve para que possamos ver nossa imperfeições ou o que precisamos fazer (pentear o cabelo ou fazer a barba), a Palavra de Deus serve para vermos o que precisamos fazer, e qual nossa situação diante da mesma. Os salvos olham para si, pela ótica ou reflexo da Palavra. O verdadeiro cristão sabe qual é seu estado diante de Deus, porque olha para o espelho de Deus que é a Sua Palavra. Porém aqueles que não foram transformados pelo evangelho e pelo Espírito Regenerador de Deus [Jo 16.7-11], até olham para o espelho, (palavra) porém logo se esquece de seus semblante (estado). Isso acontece pois a Palavra de Deus não penetrou em seu coração. [Assim como vemos na parábola do semeador Mt 13. 1-23].

A segunda característica notável de um verdadeiro cristão, é que ele usa a Palavra de Deus como espelho para conduta de sua vida.

V25 – “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”. Tiago resume o ensinamento de Jesus no Sermão do Monte, dizendo que o verdadeiro bem aventurado é aquele que atenta para lei perfeita de Deus, e não somente ouve, mas pratica a Palavra de Deus

V26 – “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã”. Tiago está falando do autodomínio [Gl 5.22]. E aqui Tiago está chegando ao final de seu ensinamento sobre o verdadeiro cristão e a verdadeira religião. Tiago diz: - Se você diz que é cristão você deve amar seu irmão, e não maldizê-lo, ou feri-lo com palavras torpes [Tg 3.1-12].

V27 – “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Tiago agora fala de uma religião pura e imaculada. Hoje vemos muitas pessoas dizendo que temos que acabar com a religiosidade, ou que não podemos ser religiosos, porém Tiago está dizendo que existe uma religião que é pura e imaculada. O que Tiago está combatendo é a hipocrisia, é ser religioso somente de palavras. Mas Tiago garante que existe uma religião verdadeira. Quando Tiago atribui o visitar órfãos e viúvas em suas tribulações, ele não está dizendo que para sermos salvos temos que fazer boas obras. Mas ele está ensinando dentro de todo um contexto que a verdadeira religião, está na ação, ou na pratica do evangelho e não somente no dizer. Tiago está dizendo: Se você é salvo, então deve ter boas obras. A verdadeira religião que Tiago está dizendo é aquele que faz obras, não para ser salvo e si porque já é salvo. Tiago está falando da pratica do amor ao próximo. Não adianta dizer: Eu amo o próximo. Você precisa aplicar isso na pratica. Outra característica do verdadeiro cristão é fugir da corrupção do mundo. [I Jo 2.12-17]. Aqueles irmãos estavam totalmente envolvidos e embaraçados com o mundo e as praticas mundanas. Mas Tiago diz que a verdadeira religião é guardar-se da corrupção do mundo.

Que Deus possa nos ajudar a não nos guardar da corrupção do mundo, para que venhamos a viver o verdadeiro evangelho para louvor da Sua Glória. Que Deus continue abençoando a todos. Amem!!!

Um comentário:

  1. FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS:
    O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (RM.10.11) – porquanto a Escritura diz:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. ((1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails