terça-feira, 31 de julho de 2012

O Caminho que devemos percorrer nesta vida

Introdução: Atualmente em nossa sociedade as influências tanto podem colaborar para o bem e nosso crescimento, ou por outro lado, podem nos prejudicar e até mesmo nos levar á viver uma vida distante de Deus. Muitos têm tentado influenciar as pessoas á apoiarem a sua fé em objetos, sistemas, crenças e até mesmo em si próprio. Nosso dever é ficarmos alerta á todas estas coisas e nos apoiarmos na palavra de Deus. (II Tm. 3: 16)

I Cor. 15: 29-34 (ênfase no VS. 33)
"Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?
Por que estamos nós também a toda a hora em perigo?
Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa."
Neste trecho bíblico o Apóstolo Paulo está assentado com parte do povo da Igreja de Corinto. A Igreja havia se dividido em vários grupos, e Paulo procura levá-los á resolverem suas diferenças e voltarem á ser unidos, como uma Igreja de Cristo deve ser. No entanto Paulo instrui á todos, que procurem avaliar seus laços de amizades e que continuem firmes sem se deixarem levar por um idealismo ou conversação vã e sem sentido.

Quais são os focos da sociedade atual?
- Filmes, seriados, novelas, livros, modinhas. (comentar um pouco sobre cada um)

Devemos ser inspirados por esta sociedade? O que ganharemos com isso?
Existem alguns caminhos que gostaria de comentar com vocês?

1° Caminho: O caminho de fé sem fundamento (VS. 29)"Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?"
Hoje inúmeras religiões vêm se formando. São igrejas por toda parte e de todos os tipos. No VS. 29, Paulo Expõe sua posição diante de muitos que têm se levantado para distorcer a palavra de Deus. Muitos que se rebelavam questionando a ressurreição de Cristo. É importante lembrar, onde nossa fé está fundamentada?

2° Caminho: O caminho “deixa a vida me levar” (VS. 30)"Por que estamos nós também a toda a hora em perigo?"

A Exposição que Paulo se refere aqui é a de pregar o Evangelho publicamente. Mas qual é a sua exposição nos dias de hoje? Nosso perigo de exposição tem sido diante de vícios? Diante de conflitos? Quem sabe diante de ritmos?

3° Caminho: O caminho dos sóbrios (VS. 34)"Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa."

Esta sobriedade á qual Paulo se refere, é a sensatez, o verdadeiro sentido. Remete-nos á entender que ser sóbrios, é não pecar, é lutar contra o pecado!
E quando ele diz que alguns ainda não têm conhecimento da verdade, é por que ainda não abrimos nossos lábios para transmitir esta verdade!

Conclusão: Este estudo não nos instrui á nos fecharmos contra a sociedade. Não nos direciona á não assistirmos mais TV, nem ler livros! Este estudo não nos diz para pararmos de ouvir os outros que são más influencias. Até porque será inevitável. Mas sim, nos leva á entender que dentre tudo, a palavra de Deus sobressai. Ela é verdadeira inspiração e vida para nos libertar e nos direcionar á um caminho de bênçãos. Deixe Deus falar ao seu coração hoje!
                                                                                                            Pr. André França

Nota de Falecimento - 31/07/2012


No dia 31 de Julho de 2012, faleceu nesta cidade, o Sr. José Alves de Souza com 88 anos de idade, pai do Pr. Deoclécio de Souza, pastor presidente da Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos. Que Deus conforte o coração de toda família enlutada.

"Eu Sou a Ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá" João 11.25


Todos os membros da IBMCE, estão orando pela familia, e pedindo que Deus conforte o coração de todos.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

quarta-feira, 25 de julho de 2012

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Culto Teológico - Introdução

Teologia = Necessário


Reunião importante neste sábado


Neste Sábado dia 28 de Julho de 2012, acontecerá a "Primeira Reunião Diaconal de nossa Igreja".

Tanto diáconos, membros, jovens e visitantes são bem vindos.

Iremos tratar assuntos consernentes ao Reino e a importancia do diaconato nas igrejas.

A reunião inciará ás 18hs e terá encerramento ás 19:30hs

 

Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos

Alameda Barão de Piracicaba, 889 - Campos Elíseos -SP

Próx. ao terminal de ônibus Princesa Isabel, paralelo á Av. Rio Branco

Traços de um verdadeiro Cristão

Colossenses 3.12-17


Introdução:
Neste trecho bíblico o apóstolo descreve as virtudes que devem caracterizar a vida do cristão.
Vejamos mais á funda cada uma delas:

I.           As vestes do Cristão - v.12.

a.   misericórdia;
b.   bondade;
c.   humildade;
d.   mansidão;
e.   longanimidade.

II.        A ética do Cristão - vv. 13-15.

a.   suportar;
b.   perdoar;
c.   amar;
d.   agradecer.

III.     A espiritualidade do Cristão - vv. 15,16.

a.   consiste em: "encher-se da palavra;
b.   aconselhamento recíproco;
c.   louvor;
d.   gratidão no coração.

IV.       A conduta do Cristão - v. 17.

a.   fazer tudo em nome do Senhor;
b.   em tudo dar graças a Deus através de Jesus Cristo.

Conclusão:
Que a nossa vida possa ser preenchida daquilo que ainda nos falta para sermos completos perante o Senhor.

                                                                                            Pr. André França

sábado, 21 de julho de 2012

Existe Apóstolos em nossos dias?



Pergunta:
Existe apóstolos em nossos dias? Qual a base bíblica para aceitação ou reprovação desta nomenclatura?

Resposta:

Olá Daniel, Graça e Paz.

Espero que não fique chateado por ser eu quem irá responder sua pergunta e não o professor Leonardo.

Vamos lá! Antes de entrar nos méritos bíblicos sobre o assunto, gostaria de retratar o que tal nomenclatura representa para os tais que a aderem.

Esse tipo de nomenclatura é usado para caracterizar o grau de poder hierárquico, em determinada comunidade. Geralmente são líderes de igrejas emancipadas ou independentes sem nenhuma ligação com uma convenção ou uma comunhão teológica, na maioria dos casos são de igreja neopentecostais onde o líder é o manda chuva e ninguém pode contrariá-lo.

Antes da banalização do nome como vemos hoje, esse título era designado, a missionários plantadores de igrejas em lugares não alcançados pelo evangelho, de forma que ouvíamos falar de um apostolo na Índia, outro na China, ou em qualquer outro lugar remoto no mundo. Os de hoje são empresários da fé, que gerenciam igrejas de seus escritórios, criando e ditando suas próprias regras.

Fato é que os Verdadeiros Apóstolos, tiveram um papel fundamental na igreja cristã primitiva sobre o comando ou designo do Senhor Jesus, além de características que certamente, os apóstolos de hoje não tem como: (1) O chamado e a aprovação do próprio Jesus. Quem hoje seria suficiente para conceder tais credencias? Por quem esses apóstolos foram comissionados? (2) Os verdadeiros apóstolos viram o Senhor Jesus ressurreto (Atos 1.22, 1 Co 9.1), e imagino que nenhum destes atuais apóstolos tiveram tal experiência, pois o apostolo Paulo nos relata a quem foi Sua ultima aparição em um corpo ressurreto (1 Co 15.8), (3) Os verdadeiros apóstolos faziam grandes sinais e prodígios, e isso lhes eram imposto como uma credencial apostólica (2 Co 12.12), hoje o que vemos é uma brincadeira sobre os púlpitos, onde a cura está sujeita a fé, e caso ela não aconteça a culpa nunca é do apostolo que a determinou e sim, do pobre cristão que não teve fé para ser curado. Nunca li nada deste gênero na vida dos apóstolos da bíblia, seus índices de sucesso eram de exatos 100%

Em ultima análise, posso dizer que hoje a nomenclatura de “apostolo” serve como engrandecimento do ego, e da satisfação pessoal de líderes que precisam se sentir poderosos. Os verdadeiros apóstolos quando tiveram a oportunidade de expor seus cargos, expressaram-no em seu mais amplo sentido “Somos apenas Servos” "Que os homens nos considerem...ministros (servos) de Cristo" (I Co 4:1), ou quando Tiago inicia sua carta dizendo: “Tiago servo do Senhor”

A verdade é que o maior de todos os homens disse: “Eu Sou o Bom Pastor”. O próprio Senhor Jesus se intitulou de pastor, e imagino que não existe privilégio maior para um líder do que este, o de ser chamado pela mesma nomenclatura que estava sobre Jesus. “Pastor”

Espero ter ajudado com a resposta, certo de que os comentários dos alunos nos farão chegar a um melhor entendimento sobre o assunto.

Que Deus continue abençoando a todos.

Soli Deo Gloria


Luiz Brito

segunda-feira, 16 de julho de 2012

“Lepra que corrompe e o pecado que destrói.”


Reis 5: 1-19 A Lepra era considerada uma espantosa enfermidade como um processo de corrupção paulatina que tornava a sua vítima uma pessoa completamente imunda. Falava-se do leproso como alguém que já está morto. E falava-se também na própria palavra que a cura de um leproso era o mesmo que devolver-lhe a vida. Embora os hebreus não soubessem qual o modo de contágio da lepra, seus conceitos de imundícia pelo contacto físico eram dos mais absurdos, o leproso era excluso de toda a participação com o povo. Por considerar-se a lepra como impureza e não como enfermidade, e por ter de apresentar-se o leproso ao sacerdote para a purificação, pode-se dizer que simboliza o pecado que reside no homem. Há certas semelhanças muito interessantes entre a lepra e o pecado, e são estas semelhanças que quero lhes citar hoje: - Como a lepra está na carne, assim o pecado está na natureza humana. Hoje percebemos que a inocência vem se acabando com o caminhar do barco. Até mesmo as crianças têm agido de forma incomum em perdição que há tempos atrás era incomum*. “Mas aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo.” -Como a Lepra começa com uma marca insignificante e cresce rapidamente, assim a ação do pecado é progressiva e estende-se a todos os aspectos da vida. O pecado começa como uma pequena inflamação, uma pequena dor que parece não fazer mal algum, mas ao decorrer do tempo ela se espalha e atingem o sangue, os ossos e acaba semelhante á uma osteoporose capaz de destruir qualquer ser humano. O pecado na vida de alguns é tão constante e acaba chegando á um ponto onde a pessoa ache ser algo comum. O pecado por muitas vezes é tão praticado por alguns, que chega á um patamar onde ele passa á ser parte da característica e identidade da pessoa. - Como a lepra é repugnante e quase incurável, assim o pecado, á parte da cura efetuada por Jesus, é mal irremediável. Sem Jesus não é possível o perdão de pecados. Sem Jesus é impossível ser livre dos pecados. - Como a lepra separava o leproso das demais pessoas e por fim causava a morte, assim o pecado nos separa de Deus e dos demais e termina com a morte eterna. O pecado é a MORTE EM VIDA. Para refletir: O pecado nos afasta da vontade do nosso querido Pai Eterno. Este afastamento pode sugar qualquer ser humano para o inferno. É isso mesmo, pouco se fala nisso, mas acreditem o inferno existe tão certo como o céu existe. Pare por um minuto de ser hipócrita e analise de fato seu coração, reveja seus conceitos, seus lábios, o que saem dele. Reveja sua vida de fato. Ela tem agradado á Deus, aos homens, ou ao Diabo?

Sal da terra e luz do mundo


"O amor de Cristo nos constrage!” Lc. 17:10 MT. 5: 13-16 Hoje em dia existem inúmeras interpretações que são feitas mundo á fora com respeito á figuração sal e luz. Um exemplo comum é a Sociedade Nova Era, afirma que “ser o sal da terra é compreender que o homem é divino e não se exalta por isso”. Tese também aprovada por igrejas adeptas á teologia da prosperidade. Mas o que de fato significa ser o sal da terra? No verdadeiro sentido bíblico, ser sal da terra é viver de maneira equilibrada e glorificar á Deus com o nosso procedimento cristão. O ensino da divindade do homem é de origem satânica, pois o diabo foi o primeiro a querer ser igual a Deus. Ser sal da terra e luz do mundo não é uma forma poética de se expressar a qualificação cristã, mas sim, um chamado. E podemos compreender melhor este chamado com algumas colocações específicas: -Ser sal da terra e luz do mundo significa ser nascido de Deus. Em Jesus descobrimos um novo sabor na vida. Andávamos sem rumo ou direção, dando tiros por todos os lados em meio á escuridão, Jesus então veio e nos guiou através de sua maravilhosa luz. (Lâmpada para os meus pés, luz para meu caminho é a palavra de Deus) - Ser sal da terra e luz do mundo significa ser comprometido com a sociedade. Esta é a diferença que nos direciona. “Deus ama a justiça e ninguém que tenha nascido de Deus pode permanecer indiferente diante da exploração e da injustiça, da pobreza e da fome que afligem seus semelhantes.” (falar do método de evangelização no Novo Testamento) - Ser sal da terra e luz do mundo significa desempenhar o seu papel natural e incondicionalmente. (Romanos 12:9-21) Ser bom, não na condição de que serão bons conosco também ou esperando algo em troca. Ser bom porque temos o amor de Deus em nós. A Luz é importante porque ela torna possível que vejamos aquilo que ilumina. O sal é importante, por outro lado, não porque o percebemos e o reconhecemos como sal, mas sim, porque destaca o sabor daquilo que ele tempera. Tanto a luz como o sal passam despercebidos quando cumprem melhor suas funções. No entanto, quando não estão presentes, notamos sua ausência. E mesmo que nós como cristãos desempenharmos nosso papel com excelência neste mundo sejamos humildes sabendo que nada somos, mas sim, fazemos com a força do Senhor. “Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.” Pr. André França

Orientação sobre o Batismo

Nesse estudo entenderemos mais á fundo o significado do batismo e sua necessidade dentro do quadro cristão. É importante frisar que não passa apenas de uma orientação ou palestra, mas sim, uma ministração de Deus em nosso coração. O ministério iniciado por João Batista. Vamor falar um pouco de João Batista: -Era um enviado de Deus.(Jo. 1:6-7) -Preparou o caminho do Senhor. (Isaias 40:3; Mc.1: 1-2) -Mostrou o caminho da justiça e do arrependimento para todos. (Mt. 21:32) Mc. 1:1-11, Mt. 3, Lc. 3:21-22 (á cerca do batismo de Jesus) Significado de Batismo No Novo Testamento a pessoa batizada era imersa ou posta completamente dentro da água e em seguida retirada. Batismo por imersão é, portanto, o modo ou forma pela qual o batismo era realizado no Novo Testamento. Isso se evidencia pelas seguintes razões: 1) A palavra grega Baptizo significa “mergulhar, afundar, imergir”, algo na água. Isso é normalmente reconhecido, sendo este o significado padrão do termo na literatura grega antiga tanto na Bíblia como fora dela. 2) O sentido “imergir” é adequado e provavelmente exigido para a palavra nos vários textos do Novo Testamento. Em Marcos 1:5, o povo era batizado por João “no Rio Jordão”(o texto grego traz en, “em”, e não “ao lado” ou “próximo” ou “perto” do rio). Marcos também nos diz que quando Jesus foi batizado “ele saiu da água”(Mc 1:10). O texto grego especifica que ele saiu “para fora da”(Ek) água, e não que ele veio da água(mais bem comunicado pelo grego apo). O fato de que João e Jesus entraram no rio e saíram dele sugere enfaticamente imersão, já que aspersão ou a afusão de água (borrifada, espalhada ou chuviscada) poderiam muito mais facilmente ter sido feitas junto ao rio, especialmente pelo fato de que as multidões estavam vindo para o batismo. O evangelho de João nos diz depois que João Batista “estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas” (Jo 3:23). Novamente, não era necessário muita água para batizar pessoas por aspersão, mas isso seria preciso para batizar por imersão. 3) O simbolismo da união com Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição parece exigir batismo por imersão. Paulo afirma: (Rm 6:3-4, Cl 2:12). Essa verdade é claramente simbolizada no batismo por imersão. Quando o candidato ao batismo desce às águas vemos uma figura do descer à sepultura e do sepultamento. O sair das águas é uma figura da ressurreição com Cristo para que se ande em novidade de vida. “A única preparação que exigida para o batismo é a disposição de morrer para as coisas velhas deste mundo passageiro e efetuando, nascer, ressuscitar em Cristo para uma Nova Vida!” Quem deve ser batizado? Essa posição é muitas vezes chamada de “batismo de convertidos” já que defende que somente os que creram em Cristo (ou, mais especificamente, os que deram provas razoáveis de terem crido em Cristo) devem ser batizados. A razão disso é que o batismo, que é um símbolo do inicio da vida cristã, deve ser ministrado apenas aos que de fato iniciaram a vida cristã. (At 2:41, 8:12, 10:44-48, 16:14-15, 16:32-33, 1Co 1:16). “O batismo além de ser uma questão de obediência é uma maneira de manifestar a Alegria em servir ao Senhor, a pública profissão de fé, a segurança de haver representado um quadro físico claro da morte e ressurreição de Cristo e da purificação dos pecados.” O batismo não é necessário para a salvação. Mas é algo necessário, se queremos obedecer a Cristo, pois ele ordenou o batismo para todo aquele que nele crê. (Mc 16:16, Lc. 23:43) Mais alguns ensinamentos de Jesus Cristo á cerca do batismo E após a ressurreição Jesus faz uma ordenança aos seus seguidores: Mt. 28:19 Esta é uma questão bem polêmica envolvida na questão do batismo. Os unicistas (ex. Ig.Evangélica Voz da Verdade e Igreja Cristo Vive) que batizar em nome do Pai, Filho e Espírito Santo não é a fórmula batismal correta e exigem o batismo somente em nome de Jesus, afirmando que quem não age dessa forma não obtém salvação. Baseiam sua doutrina nas quatro passagens do livro de Atos que mensionam o batismo em nome de Jesus (2:38, 8:16, 10:48, 19:5). Mas tal argumento é totalmente inconsistente, visto que as passagens Bíblicas a que se referem não nos fornecem uma fórmula batismal. A prova disto é que em Atos 8:16, “em nome do Senhor Jesus”, em Atos 10:48,”em nome de Jesus Cristo”, e em Atos 19:5, “em nome do Senhor Jesus”. As versões que seguiram o texto grego Erasmo(textos receptus) trazem, em Atos 10:48, a expressão em nome do Senhor, como, como por exemplo, a Almeida Corrigida Fiel. Dessas quatro passagens, três são diferentes, ou duas, dependendo da versão. Se estivessem revelando alguma fórmula, tais expressões, por cert, deveriam ser iguais. Ou seja, o método deveria ser padronizado. Mas não é assim. O texto em estudo, Jesus. Toda esta polêmica levantada pelos unicistas resulta apenas na negação da doutrina da Trindade. A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho traz a condenação( 1 Jo. 2:22-23). Os modalistas ou sabelianos, por sua vez, (ex. Igreja Cristo Vive, Cristo é Vida, Só Jesus, Igreja Mundial de Jesus Cristo, Voz da Verdade) mutilam a personalidade do Pai e do Filho, com a doutrina das “manifestações”, que é uma maneira camuflada de negar que Jesus é o filho de Deus (1 Jo. 5:5,9). E desenvolveram a idéia que o Pai nasceu e o Pai sofreu, sendo eles, por isso, classificados por Cipriano de “patripassionistas”, ou seja, aqueles que crucificaram o Pai. O Jesus dos unicistas e modalistas não é o Jesus da Bíblia(2 Co 11:4). Na verdade confundem as pessoas da Trindade. São diferentes dos unitários, que separam a substância (ou essência) da Trindade. O Pai, Filho e Espírito Santo são um só Deus. Ou seja, são uma unidade composta, conforme atestam os itens dos atributos divinos, a seguir: a) Eternidade: o Pai (Sl 90:2), o Filho (Is 9:6), e o Espírito Santo (Hb 9:14). b) Onipotência: o Pai (Is 14:27), o Filho (Fp 3:21) e o Espírito Santo (Lc 1:35). c) Onisciência: o Pai (Sl 139:1-6), o Filho (Cl 2:2-3)e o Espírito Santo (1 Tm 4:1) d) Onipresença: o Pai (Hb 4:13), o Filho (Mt 18:20) e o Espírito Santo (Sl 139:7-10) e) Divindade: o Pai (Jo 17:3), o Filho (Rm 9:5) e o Espírito Santo (At 5:3-4). O Credo de Atanásio destaca: “Não confundindo as Pessoas, nem dividindo as Substâncias. Pois existe uma única pessoa do Pai, outra do Filho e outra do Espírito Santo. Mas a deidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é toda uma só: a glória é igual e a majestade é coeterna.” Pr. André França - IBMCE

domingo, 15 de julho de 2012

Novos Horários de Cultos

Novos Horários de Cultos 




terça-feira, 10 de julho de 2012

Igreja Batista Missionária - Núcleo 1

Congregação da Igreja Batista Missionária do bairro Aparecida, Núcleo 1, reinaugurada com o templo novo nos dias 06, 07 e 08 de julho de 2012.
















Related Posts with Thumbnails