domingo, 24 de janeiro de 2010

Entrevista com Pr. Deoclécio de Souza

Entrevista com Pr. Deoclécio de Souza


Fonte: Blog - A Arte da Exposição Bíblica
http://aartedaexposicaobiblica.blogspot.com

É com muito carinho e grande satisfação que postamos no blog A Arte da Exposição Bíblica, uma entrevista com o Pr. Deoclecio de Souza. Pastor pela ORMIBAN, exerce o ministério há 30 anos, defensor da teologia pentecostal, encontra-se hoje exercendo seu chamado a exposição sistemática três vezes por semana sobre o púlpito da Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos.

O Pr. Deoclécio de Souza, com muita humildade aceitou conceder respostas as perguntas formuladas pelo blog A Arte da Exposição Bíblica, pois o vê como um meio de ajudar pessoas no esclarecimento de muitas dúvidas sobre vida e prática cristã. Desde já agradecemos a esse exemplo vivo de como servir a Cristo, Pr. Deoclécio de Souza.

Blog - A.E.B: O que o Pr. tem a dizer sobre, a postura anglicana de ser a primeira igreja histórica a aceitar líderes eclesiásticos e bispos homossexuais? [Notícia veiculada no jornal "O Globo"]
Pr. Deoclecio de Souza: Falta de conhecimento. Em I Co 5.17 A Palavra de Deus nos diz: quando o homem aceita Jesus, sua vida é mudada. Seja ele quem for, o velho homem sai e da lugar para o novo homem em Cristo. Isso implica em uma mudança total de conduta e caráter.

Blog - A.E.B: Como o Pr. explica o pluralidade religiosa e o surgimento de várias igrejas emergentes no Brasil?
Pr. Deoclecio de Souza: Isso acontece quando alguém dentro de uma denominação não concorda com determinada doutrina, então cria uma nova denominação do seu próprio jeito, porém cada vez que isso acontece há uma degradação maior do verdadeiro evangelho, pois cada líder que sai para fundar uma nova igreja, o faz debaixo de rebeldia.

Blog - A.E.B: O que o Pr. acha do título "Apóstolo" para os dias de hoje? Você usaria tal título?
Pr. Deoclecio de Souza: apesar do que diz a bíblia acerca deste assunto, nós percebemos que é um titulo usado hoje para diferenciar dos demais lideres da igreja. Não usaria em nenhuma hipótese, pois pastor foi a forma na qual nosso Senhor e Salvador Jesus usou, então para mim não há privilégio maior do que o de ser pastor.

Blog - A.E.B: O Pr. realizaria um casamento cuja noiva estivesse grávida?
Pr. Deoclecio de Souza: Sim! Houve um erro que foi consertado, quando se casaram. Porque não abençoar este casal e orientá-los para a nova vida.

Blog - A.E.B: Crente pode participar de festa junina?
Pr. Deoclecio de Souza: Não. Por se tratar de uma festa que são idolatrados, Pedro, João, Antonio, Padim Ciço etc. Pelo âmbito cultural, não teria problema algum, porém o fato é que se trata de uma festa idolatra e Deus não divide Sua glória com ninguém.

Blog - A.E.B: Como foi sua experiência com o batismo no Espirito Santos?
Pr. Deoclecio de Souza: Não existem palavras para expressar a alegria que senti naquele dia. Posso defini-lo como um dia de grande alegria.

Blog - A.E.B: Um crente pode cair no chão quando recebe poder do Espirito Santo?
Pr. Deoclecio de Souza: Já participei de muito cultos onde foi grande o agir de Deus, e não passei por essa experiência. Muito do que acontece hoje nas igrejas concernente esse assunto não passa de “mininice”.

Blog - A.E.B: Como o Pr. defini um culto centrado em Deus?
Pr. Deoclecio de Souza: Um culto centrado em Deus é aquele onde o homem fica em segundo plano.

Blog - A.E.B: O Pr. é a favor da ordenação pastoral feminina?
Pr. Deoclecio de Souza: Esse assunto ainda é muito complicado até quando discutido em nossa convenção. Sinceramente ainda não tenho uma definição concreta sobre o assunto. Deus pode usar as mulheres como as usou no passado sem serem ordenadas. Mas caso forem creio que devemos respeitá-las.

Blog - A.E.B: Se o Pr. não fosse Batista Nacional, a qual denominação pertenceria?
Pr. Deoclecio de Souza: Eu nunca pensei neste assunto! Porém creio que seria “Batista Nacional”

Blog - A.E.B: O crente pode ouvir musica não cristã? Porque?
Pr. Deoclecio de Souza: Não! Porque se ouvirmos as musicas e examinarmos as letras, veremos que estas musicas nada tem para acrescentar a nossa vida e praticas cristãs.

Blog - A.E.B: O que é avivamento?
Pr. Deoclecio de Souza: Avivamento é o mover, o agir de Deus no seio da Igreja. Um despertamento!

Blog - A.E.B: O que representa o batismo com fogo, citado por João?
Pr. Deoclecio de Souza: Creio ser o próprio batismo no Espírito Santo.


Blog - A.E.B: Um pastor pode pertencer a maçonaria?
Pr. Deoclecio de Souza: Não! Pois a Maçonaria é uma sociedade secreta. Jesus disse: ninguém acende uma candeia e a coloca em baixo do alqueire Mt 5.15


Blog - A.E.B: Em que situação um membro em disciplina, pode ser excluido da igreja?
Pr. Deoclecio de Souza: Após ter passado por todo processo descrito por Jesus em Mt. 18.15-18 Não aceitando a correção e rejeitando o concerto.

Blog - A.E.B: Porque alguns jovens ao ingressar na faculdade deixam a fé cristã?
Pr. Deoclecio de Souza: Porque nunca tiveram fé de verdade. Pois quando um jovem está alicerçado em Cristo, nada o pode abalar.

Blog - A.E.B: Podemos aceitar como membro em nossa igreja, um pessoa que foi exclusa de outra congregação (denominação evangélica)?
Pr. Deoclecio de Souza: Sim! Desde que esta pessoa tenha se arrependido, e tenha reconciliado com sua antiga igreja.

Blog - A.E.B: Como o cristão pode saber se de fato foi chamado por Deus para o ministério?
Pr. Deoclecio de Souza: Isso é algo que Deus fará o cristão sentir no seu dia a dia.

Blog - A.E.B: O cristão pode ter certeza da salvação?
Pr. Deoclecio de Souza: Sim! É certo que a salvação é conquistada dia após dia, mas isso não é motivo para deixarmos de ter esta certeza.


Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails