domingo, 31 de janeiro de 2010

1º Congresso de Jovens I.B.M.C.E





Agenda I.B.M.C.E 2010

Igreja Batista Missionária de Campos Eliseos
Alameda Barão de Piracicaba, 889 - Campos Elíseos
Prox.: Ao Terminal Princesa Izabel

Agenda Anual da I.B.M.C.E

CULTOS:

Terças-Feiras: Estudos Bíblicos Aplicativo (Confição de Fé Batista)
Quintas-Feiras: Adoração e Oração
Sábados: Jovens (2º, 3º e 4º)
Sábados: União Feminina (1º. Salvo nos meses de assembléia, que passará para o 3º)

AGENDA / EVENTOS

ASSEMBLÉIAS E REUNIÕES GERAIS

06 de Março
05 de Junho
04 de Setembro

ANIVERSÁRIO DA IGREJA - I.B.M.C.E

31 de Julho

2º ENCONTRO DE ADORADORES

27 e 28 de Novembro

1º CONGRESSO DE JOVENS

02, 03 e 04 de Abril

ANIVERSÁRIO DA UNIÃO FEMININA

10 de Abril

JANTARES E ALMOÇOS DE CONFRATERNIZAÇÃO

27 de Março - Jantar (Massa) - R$ 10,00
27 de Junho - Almoço (feijoada) - R$ 15,00
29 de Agosto - Almoço (feijoada) - R$ 15,00

CULTO DE MISSÕES

28 de Fevereiro
25 de Abril
27 de Junho
29 de Agosto
31 de Outubro
26 de Dezembro

Não deixe de participar conosco!!!
Que Deus lhe Abençoe!!!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Conselhos a Um Jovem Pastor Sobre o Grupo de Louvor de Sua Igreja



“São Paulo, nove de julho de 2006

Meu caro Tadeu,


Fiquei muito feliz com a notícia de que você está pastoreando a igreja de seus pais desde o ano passado. Agradeço a sua carta comunicando o fato e também a confiança depositada em mim, ao expor os conflitos com o ‘grupo de louvor’ de sua nova igreja. Percebo que desde sua posse esse tem sido um dos assuntos que mais o tem afligido. Você foi eleito para cinco anos e ainda há um longo caminho a ser percorrido. Como pastor da igreja, você tem prerrogativas quanto à condução do culto e autoridade para orientar o que vai ser cantado no culto e a maneira como isso vai ser feito. Em alguns casos, o desgaste já é tão grande que não existe mais diálogo possível entre o pastor e o grupo de louvor. Espero que não seja esse o seu caso, e nessa esperança, dou-lhe alguns conselhos.


1) Aconselho que você reconheça que nós, reformados, já perdemos a batalha por um culto simples, espiritual, teocêntrico e equilibrado. O movimento gospel veio para ficar. Nós perdemos, Tadeu, porque erramos na estratégia. Há cerca de dez anos, quando a Igreja Batista da Lagoinha começou a comandar o louvor nas igrejas evangélicas no Brasil, preferimos resistir frontalmente e insistir com nossas igrejas a que ficassem com os hinos de nosso hinário. Foi um erro. Poderíamos, além disso, ter apresentado uma alternativa às músicas deles. Há exceções, mas muitas delas são sofríveis, musicalmente falando, e têm uma teologia fraquíssima. São cânticos permeados de conceitos arminianos, neopentecostais, da teologia da prosperidade e da batalha espiritual, característicos daquilo que é produzido pelos músicos e cantores gospel da atualidade. Infelizmente, não conseguimos oferecer nada melhor desde o início, a não ser apelos para ficarmos com os hinos tradicionais.


2) Comece solicitando ao grupo de louvor uma relação de todos os cânticos do seu repertório e se comprometa a estar em todos os ensaios deles para estudo bíblico a respeito do louvor e da adoração, para analisar a propriedade, a teologia e até mesmo o português desses cânticos. Nesses encontros, aja humildemente e não autoritariamente. Lembre-se que eles estão acostumados a tocar tudo o que querem sem serem críticos do que estão cantando. Procure conduzir as discussões para a Bíblia, como o referencial último de tudo o que vai ser feito no culto. Leve-os a perceberem por si próprios que determinadas letras são inadequadas e a desistirem delas. Nesse sentido, seu maior aliado é o púlpito. Pregue sobre a centralidade de Deus no culto, sobre a necessidade da boa doutrina, sobre o perigo dos falsos ensinamentos, sobre o poder da música para o bem e para o mal e o imperativo de mantermos o culto dentro dos parâmetros bíblicos.


3) Coloque como regra inflexível – se possível aprovada como decisão do Conselho da Igreja – que todos os participantes do grupo de louvor também devem estar totalmente integrados na vida da igreja, participando da escola dominical, das sociedades domésticas, sendo assíduos aos cultos. Mais importante do que tudo, deve ser colocada como condição sine qua non, que suas vidas sejam irrepreensíveis, sendo exemplo para os demais jovens da igreja. Insista que eles devem participar do culto todo e que é inaceitável que após a parte deles, que saiam e fiquem do lado de fora da igreja. Não abra mão disso.


4) Com muito cuidado, procure diminuir o volume com que eles tocam. Domingo à noite fui pregar em uma igreja e sentei-me no primeiro banco, aguardando o momento da pregação. O volume do grupo de louvor estava tão alto que não agüentei – levante-me e sai discretamente. Quando consegui sair do local e chegar do lado de fora, meus ouvidos estavam zumbindo. De alguma maneira, os grupos de louvor têm a idéia de que os cânticos têm que ser tocados e cantados com os instrumentos e o vocal no volume máximo. Uma coisa que você pode fazer para convencê-los de que sempre estão tocando muito mais alto do que é necessário é conseguir trazer um especialista com um medidor de decibéis durante os ensaios para medir o nível de ruído. Isso vai mostrar para eles como muitas pessoas se sentem incomodados – inclusive vizinhos silenciosos que não vão reclamar na polícia, mas que no íntimo já tomaram a decisão que jamais se tornarão crentes. Em especial, trabalhe com o baterista, procurando convencê-lo que o alvo da bateria não é fazer barulho, mas marcar o compasso da música de maneira discreta, misturando-se com a melodia, a ponto de se tornar quase imperceptível. Esse provavelmente será o seu trabalho mais difícil. Se quiser o testemunho de um presbítero que quase ficou surdo com o volume do grupo de louvor, veja seu testemunho aqui.


5) Uma outra tarefa difícil será convencer o guitarrista principal de que o culto não é show e nem os louvores uma oportunidade dele mostrar solos incríveis de guitarra. Exibições individuais da performance dos instrumentistas apenas chamam a atenção para eles – não para Deus. Como alternativa, sugira uma noite de som gospel, num sábado à noite, onde outras bandas poderão ser convidadas para um festival de gospel. E tenha cuidado para não dar a esse encontro qualquer conotação de culto. Lá eles podem mostrar toda a sua capacidade com a guitarra. Mas, no culto, usem os instrumentos de forma discreta, para acompanhar os cânticos.


6) Tente mostrar para eles que mandar o povo ficar em pé toda vez que assumem o microfone nem sempre fica bem. Às vezes o pastor acabou de mandar o povo sentar. Deixem o povo sentado. Não vai prejudicar em nada o louvor se o povo ficar sentado. Além disso, tem velhos, idosos e pessoas doentes que não conseguem ficar vinte minutos em pé. Eles devem pensar também no pregador da noite, que além de ficar em pé durante o tempo do louvor, vai ficar em pé mais uma hora pregando. Não tem quem agüente.


7) Procure convencê-los a ocupar menos tempo da liturgia. Se conseguir, será uma grande vitória. Uma sugestão que você pode dar nesse sentido é que não repitam o mesmo cântico duas ou três vezes, como costumam fazer. Também, que cortem as ‘introduções’, geralmente compostas da repetição de frases clichês e batidas que não dizem nada. Se você conseguir convencer o líder do grupo que a tarefa dele é cantar e não exortar e dar testemunho, irá diminuir bastante o tempo empregado no louvor, além de poupar os ouvidos dos crentes de ouvir besteiras, frases clichês, chavões batidos, que só tomam tempo mesmo.


8) Outra coisa que me ocorre: insista em que estejam preparados antes do culto. Fica muito feio e distrai o povo quando os componentes do grupo de louvor ficam afinando instrumentos, equalizando o equipamento de som, plugando e desplugando microfones e fios quando o culto já começou. Ensine-os a serem profissionais naquilo que fazem, e que Deus é Deus de ordem.


9) Procure mostrar que eles não são levitas. Não temos mais levitas hoje. Todo o povo de Deus, cada crente em particular, é um levita, um sacerdote, como o Novo Testamento ensina. É uma idéia abominável que os membros do grupo de louvor são levitas. Isso reintroduz o conceito que foi abolido na Reforma protestante de que o louvor e o acesso a Deus são prerrogativas de apenas um grupo e não de todo o povo de Deus. Resista firmemente a essas idéias erradas, que são oriundas das igrejas neopentecostais, especialmente daquelas que se fizeram em cima do movimento de louvor. Tais conceitos apenas servem para que eles se sintam mais especiais do que realmente são e, portanto, intocáveis. Procure incutir na mente deles que aquilo que eles fazem no culto não é mais louvor e mais espiritual do que o cântico de hinos acompanhados ao órgão ou ao piano.


10) Por fim, ore bastante para que os membros do grupo de louvor não sejam filhos de presbíteros e de famílias influentes da igreja, porque se forem, profetizo que sua missão fracassará. Por mais crentes e sérios que os presbíteros sejam, eles não irão contra a sua própria família, e muito menos contra os seus filhos. Você não terá o apoio deles para reduzir, minimizar, limitar e mesmo qualificar a participação do grupo de louvor no culto. Nesse caso, restarão poucas opções. Uma delas é capitular inteiramente e simplesmente deixar o grupo de louvor fazer o que sempre fez, suportando heroicamente, enquanto ora baixinho no culto, ‘Deus, dá-me paciência para que eu possa suportar esse calvário durante o tempo em que fui eleito aqui’. Outra opção é simplesmente pedir as contas e ir embora para outra igreja, tendo aprendido a importante lição de que a primeira pergunta que se faz ao ser convidado para ser pastor de uma igreja é essa: ‘tem grupo de louvor? Os componentes são filhos dos presbíteros?’


Um velho pastor do Recife costumava se referir ao conjunto da sua Igreja como ‘cão junto’. Espero que não chegue a esse ponto em sua igreja, Tadeu, mas que você encontre misericórdia da parte de Deus para que esse desafio seja vencido e que sua igreja desfrute do verdadeiro louvor durante os cultos.


Um abraço!

Augustus”

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A Esposa do Pastor!!!

A Esposa do Pastor!!!
por: Renato Vargens
Na minha caminhada cristã, tenho visto um número significativo de esposas de pastores, marcadas negativamente pela igreja. Na verdade, basta olharmos para os nossos arraiais evangélicos que perceberemos uma quantidade de mulheres de Deus, feridas e adoecidas emocionalmente em virtude da pressão do ministério pastoral do marido.
É muito comum em nossas comunidades cobrarmos das esposas de nossos pastores, atitudes e comportamentos perfeitos. Na verdade, para muitos é absolutamente natural, exigir de nossas irmãs, aquilo que comumente exigimos de nossos pastores. E é pensando assim, que boa parte do povo de Deus estabeleceu em nome da pseudo-espiritualidade, que as esposas de pastores, devam estar presentes no maior número de reuniões possíveis. Para tais pessoas, a mulher do pastor tem que ser apta a coordenar ao mesmo tempo crianças, ministério de louvor, além obviamente de sociedades femininas.
Isto sem falar, que a educação dada aos filhos deve ser perfeita, ilibada e que a sua postura e comportamento devem ser irrepreensíveis, culminando assim com o sorriso constante de alguém que não experimenta crises e problemas. Para piorar a situação, muitas igrejas têm vivido debaixo da tirania da imposição, onde todas as mulheres de pastores eminentemente devem ser ordenadas pastoras.
Queridos, cobrar das nossas irmãs, esposas de pastores, aquilo que Deus não lhes chamou para fazerem ou executarem é no mínimo perverso. É importante que entendamos que muitas delas foram chamadas por Deus, para exercerem um ministério cristão, no entanto, torna-se imprescindível que também entendamos que boa parte destas, não foram por Deus vocacionadas para exercerem de modo pleno o ministério na casa de Deus. O simples fato de exigirmos com que tais irmãs exerçam aquilo pelo qual não foram chamadas contribui significativamente para o seu adoecimento.
É de fundamental importância que compreendamos que a missão de ser auxiliadora do marido por si só já é dificílima. Isto sem contar o fato de que a esposa do pastor ainda carrega no bojo da vida a sublime missão de ser mulher, profissional, mãe e esposa!
Porque então colocar sobre nossas irmãs um peso que o Senhor não colocou? Minha oração é que o nosso Deus nos ensine a sermos equilibrados, bem como possuirmos bom senso, até porque, tais atributos tornam-se indispensáveis a uma comunidade rica e saudável.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Para uma Mulher recém-convertida

Para uma Mulher recém-convertida

Por: Jonathan Edwards

(Uma vez, em 1741, uma jovem senhora, que residia em Smithfield, em Connecticut, e que fizera profissão de fé havia pouco tempo, pediu que Jonathan Edwards lhe desse alguns conselhos sobre a melhor a maneira de manter sua vida religiosa. Em resposta, ele lhe escreveu a carta que se segue).

Nunca deixe de buscar, lutar e orar pelas mesmas coisas que exortamos as pessoas não convertidas a lutarem; faça-o com a mesma intensidade que o fazia quando se converteu. Ore para que os seus olhos sejam abertos; para que receba discernimento; para que conheça a si mesma e esteja ante o estrado dos pés de Deus; para que possa ver a glória de Deus e de Cristo, seja levantada dentre os mortos e tenha o amor de Cristo derramado em seu coração. Até aqueles que possuem a maioria dessas coisas também têm a necessidade de orar por elas, pois ainda resta neles muita cegueira, dureza de coração e orgulho, de modo que eles ainda precisam que Deus opere neles, para iluminá-los e vivificá-los.

Ao ouvir um sermão, ouça-o para si mesma... deixe que a principal intenção de sua mente seja considerar: "De que maneira isso se aplica a mim? E que aplicação devo fazer desse sermão para o benefício de minha própria alma"?

Ao engajar-se na tarefa da oração, ao participar da Ceia do Senhor ou de qualquer outra atividade na adoração divina, venha a Cristo do mesmo modo que Maria Madalena (Lc 7.37-38). Venha, prostre-se aos pés dEle e beije-os, e derrame sobre eles o doce e perfumado ungüento do amor a Deus, que procede de um coração puro e quebrantado, assim como ela derramou o precioso ungüento puro de seu vaso de alabastro.

Quando a prática da graça diminuir e a corrupção prevalecer e, por causa disso, o medo a dominar, não queira expulsar o medo por qualquer outro meio que não seja pelo avivamento e pela dominância do amor em seu coração. Por meio desse amor, o medo será forçado a ir embora, do mesmo modo como as trevas de uma sala desvanecem quando penetram nela os agradáveis raios de sol.

Ande com Deus em seu caminho, e siga a Cristo como se fosse uma criança pequena, desprotegida e desamparada. Segure na mão de Cristo, mantendo os seus olhos nas marcas e nas chagas de Suas mãos e de seu lado, de onde saiu o sangue que lhe purifica do pecado, e cubra a sua nudez debaixo das abas brancas e resplandecentes de Suas vestes de justiça.


Extraído de God's Call to Young People (reeditado por Soli Deo Glória)


Jonathan Edwards nasceu em East Windsor, Connecticut, EUA, sendo seu pai um ministro do evangelho que militou na Igreja Congregacional. Criado em um lar evangélico, isto o estimulou sobremaneira desde o início de sua vida a um grande fervor espiritual, tendo já desde a meninice grande preocupação com a obra de Deus e com a salvação de almas.

Ele começou a estudar o latim aos seis anos de idade e aos treze já era fluente também em grego e hebraico. Com dez anos escreveu um ensaio sobre a imortalidade da alma e aos onze, escreveu um excelente texto sobre as aranhas voadoras. Em 1716, quando tinha apenas treze anos, ingressou na Universidade de Yale,de fundação dos Puritanos emNew Haven, e em 1720 obteve o bacharelado, iniciando em seguida os seus estudos teológicos nesta mesma instituição, obtendo o mestrado em 1722. Em seguida, assumiu uma cadeira de professor assistente em Yale, cargo que ocupou por dois anos.

Após ser professor em Yale, sentiu o chamado para o ministério e pastoreou uma Igreja Presbiteriana em Nova York em 1722 (por um período de oito meses), em 1726, então aos 23 anos, assumiu o posto de segundo pastor na Igreja Congregacional de Northampton, Massachussetts; igreja esta que era pastoreada por seu avô Solomon Stoddard (1643-1729), e a segunda maior da região, com mais de seiscentos membros, o que era praticamente toda a população adulta daquela localidade.

Em julho de 1727 casou-se com Sarah Pierrepont, filha de James Pierrepont, pastor da Igreja de New Haven, e bisneta do primeiro prefeito de Nova Iorque, com quem teve 11 filhos, sendo que um deles foi pai do vice-presidente Aaron Burr.

Em 1729, com a morte do seu avô, Jonathan se tornou o pastor titular da Igreja Congregacional de Northampton, na qual cinco anos depois ocorreria um grande avivamento, entre 1734-35, chamado de O Grande Despertamento, que se iniciou entre os presbiterianos e luteranos na Pensilvânia e em Nova Jersey, e que teve seu apogeu por volta do ano de 1740, através do trabalho de George Whitefield. Foi nessa cidade que pregou seu sermão mais famoso: Pecadores nas Mãos de um Deus Irado.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Olhai, Vigiai e Orai

Sermão de Domingo – 18/01/2010

Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos


Por: Pr. Deoclécio de Souza

Olhai, Vigiai e Orai

Mateus 24.32-35

Olhai, Vigiai e Orai, porque não sabeis quando chegará o tempo.

Olhai

Este imperativo leva o crente a olhar para todos os acontecimentos que nestes últimos dias estão marcando a igreja de Cristo, em toda a história universal, a igreja vem sendo atacada por uma onda de heresias e apostasias. Jesus disse que quando estas coisas começarem a acontecer, nós deveríamos olhar para cima, levantar a nossa cabeça, pois nossa redenção está próxima. “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima”. Lc 21.28

Vamos contemplar os sinais não com espanto ou medo, mas com alegria, a final os sinais estão a nos mostrar que em breve Jesus voltará e nós a Igreja de Deus temos que estar preparados. As vezes perdemos tempo preocupados com muitas coisas, que até são necessárias, casa, carro e dinheiro, porém deixamos que tais coisas nos faça esquecer do que realmente é importante. A volta de Cristo está próxima.

Vigiai

O que significa vigiai? Significa observar atentamente, tomar cuidado, estar acordado e atento. Quem dorme não pode vigiar. Vigiar é estar com toda atenção voltada para o alvo. No original vigiar significa estar sóbrio e manter a mente sempre limpa, nestes dias de imensa fúria das forças do mal, contra a igreja, os que não vigiam estão a agir como aqueles servos da parábola, um enterrou o seu talento, outro cansou de esperar seu senhor e começou a espancar seus conservos. As loucas dormiam sem se dar conta de que não tinham azeite em suas lâmpadas, assim quando o noivo voltou , todas estavam desprevenidas, ninguém estava vigiando e esperando o noivo. E nós, eu e você, estamos vigiando? Aguardando a volta do noivo? Ou estamos dormindo? Olha Jesus vai voltar, vigia, pois breve iremos estar diante do Senhor, para o acerto de contas.

Orai

Como viver sem oração em um mundo que declaradamente jaz do maligno? O apostolo Paulo escreveu aos irmãos de Tessalônica os exortando a orar sem cessar [I Ts 5.17]

Somente com uma vida de oração e que a Igreja, o povo de Deus pode alcançar vitoria. Estejamos atentos para o que nos diz a Palavra de Deus.

Ela nos exorta a viver uma vida de santidade. Para o mundo isso e caretice, porém para aqueles que esperam a vinda de Cristo, isso é uma necessidade pois sem santidade ninguém verá a Deus. Pois o povo de Deus, os que são santos:

Olhai – Com muita atenção

Vigiai – Fique atento aos sinais

Oriai – Não importa como tudo está, ore, pois na oração está a vitpria.

Que Deus continue a nos abençoar. Amem.

Casamento 09/01/2010

“As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam”

Cantares 8.7

No ultimo dia 09/01/2010, nossa irmã Nacilete e Manoel, cumpriram os votos sagrados de unir-se por meio do casamento. O enlace matrimonial aconteceu na Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos.


Veja as fotos abaixo:
































O Verdadeiro Cristão e a Verdadeira Religião

Sermão Expositivo: Culto de Jovens 02/01/2010
Igreja Batista Missionária de Campos Elíseos



O Verdadeiro Cristão e a Verdadeira Religião.

Tiago 1.21-27

Por: Luiz Brito
Agora chegamos ao final do primeiro capitulo. E é justamente aqui que Tiago chega ao ápice de sua mensagem sobre a urgência da pratica da palavra na vida cristã. Assim como já vimos, Tiago assemelha muito seus ensinos com os do Sermão do Montes ensinados por Jesus, e expressa sua carta como alguém que chama os cristãos a pratica da vida cristã. Tiago ensina que não

adianta apenas dizer que é cristão, ou defender uma fé ortodoxa, Tiago, nos ensina que é necessário viver o Evangelho de Cristo. No primeiro capitulo desta tão importante carta, Tiago ensina aqueles cristãos doutrinas primarias porém vitais para o crescimento espiritual de qualquer cristão verdadeiro. Tiago começa a falar sobre a Alegria nas provações, como pedir sabedoria a Deus, falou também sobre as provações financeiras, sobre as Tentações e concupiscências dos homens, e agora Tiago vai dizer as características dos verdadeiros cristãos. Agora Tiago confronta aqueles irmãos dizendo: - Vocês são crentes verdadeiros? Vocês são salvos? A sua religião é verdadeira? É óbvio que ninguém gosta de ser confrontado dessa maneira, mas é como Tiago os aborda quanto sua fé, e a forma de expressarem sua religião. E a partir daqui Tiago começa a descrever, ou dar evidencias do porque devemos guiar nossas vidas inteiramente pela Palavra de Deus, e isso não implica somente em ouvir a palavra, e sim em vive-la, agora Tiago começa a descrever as características daqueles que verdadeiramente foram salvos por Cristo e transformados pela Sua Palavra.

V21 – Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”. Tiago percebe que aqueles irmãos não haviam gostado da forma que ele estava os ensinando ou exortando. Ou seja, aqueles irmãos estavam achando a mensagem de Tiago um tanto dura, ou pesada de mais. Seja visto que o verdadeiro evangelho não massageia o ego do homem, mas o confronta. Jesus certa feita estava ensinando e alguns discípulos saíram da presença de Jesus, pois não estavam agüentando a mensagem do evangelho [Jo 6.60-68]. Tiago tinha uma característica de ensino muito parecido com a de Jesus. No inicio Tiago não havia aceitado os ensinos de Jesus, [Jo 7.3], mas depois de Deus ter lhe chamado ao evangelho da fé em Cristo, ele se entrega totalmente e ensina de forma muito clara como deve ser a vida dos salvos em Cristo. Os irmãos daquela igreja estavam achando os ensinos de Tiago um tanto pesado. Porém Tiago ao perceber a rejeição daqueles irmãos, ele não massageia, mas exorta-os dizendo: - “...Rejeitem toda imundícia e acumulo de malicias...”. Essas são características mundanas, o que mostra que a palavra que agradava aqueles irmãos, era uma mensagem mundanizada. Mensagem que massageavam-lhes o ego, que não tocassem em suas feridas, que não os confrontavam em seus pecados. Porém Tiago está chamando a receber a verdadeira mensagem do Evangelho com “mansidão”! Essa é uma característica que Jesus descreve em Mt 5.5, como sendo pertencentes somente aos salvos. Em outras palavras Tiago está dizendo: - Se vocês são salvos de verdade então não rejeite a mensagem do evangelho com sentimentos mundanos, mas a recebam com mansidão.

A primeira característica do Cristão autentico, é que ele recebe a palavra de Deus com mansidão, mesmo que ela a confronte, mesmo que doa. Ele sempre está pronto para recebê-la com mansidão e colocá-la em prática.

V22 – “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos”. Tiago está chamando aqueles irmãos a cumprirem a Palavra de Deus, dizendo que não adianta estar na igreja todos os dias ouvindo a palavra, se não a cumprir esse esforço se torna vão. Mais uma vês Tiago nos mostra como aqueles irmãos estavam familiarizados com pregações mundanas, com falsos discursos. Aqueles irmãos estavam se enganando com discursos (Tiago nem ao mesmo chama de pregação, mostrando sua total aversão a esses falsos ensinamentos), que não levavam a pratica da vida cristã.

V23-24 - “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era”. Tiago agora começa a descrever as características dos que são salvos em Cristo e os que se enganam com um falso cristianismo.

Tiago os compara como alguém que se olha no espelho. Mas, o que isso significa? Significa que os verdadeiros cristãos usam a Palavra de Deus como um espelho para se fazer um auto-exame. Assim como o espelho serve para que possamos ver nossa imperfeições ou o que precisamos fazer (pentear o cabelo ou fazer a barba), a Palavra de Deus serve para vermos o que precisamos fazer, e qual nossa situação diante da mesma. Os salvos olham para si, pela ótica ou reflexo da Palavra. O verdadeiro cristão sabe qual é seu estado diante de Deus, porque olha para o espelho de Deus que é a Sua Palavra. Porém aqueles que não foram transformados pelo evangelho e pelo Espírito Regenerador de Deus [Jo 16.7-11], até olham para o espelho, (palavra) porém logo se esquece de seus semblante (estado). Isso acontece pois a Palavra de Deus não penetrou em seu coração. [Assim como vemos na parábola do semeador Mt 13. 1-23].

A segunda característica notável de um verdadeiro cristão, é que ele usa a Palavra de Deus como espelho para conduta de sua vida.

V25 – “Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”. Tiago resume o ensinamento de Jesus no Sermão do Monte, dizendo que o verdadeiro bem aventurado é aquele que atenta para lei perfeita de Deus, e não somente ouve, mas pratica a Palavra de Deus

V26 – “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã”. Tiago está falando do autodomínio [Gl 5.22]. E aqui Tiago está chegando ao final de seu ensinamento sobre o verdadeiro cristão e a verdadeira religião. Tiago diz: - Se você diz que é cristão você deve amar seu irmão, e não maldizê-lo, ou feri-lo com palavras torpes [Tg 3.1-12].

V27 – “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo”. Tiago agora fala de uma religião pura e imaculada. Hoje vemos muitas pessoas dizendo que temos que acabar com a religiosidade, ou que não podemos ser religiosos, porém Tiago está dizendo que existe uma religião que é pura e imaculada. O que Tiago está combatendo é a hipocrisia, é ser religioso somente de palavras. Mas Tiago garante que existe uma religião verdadeira. Quando Tiago atribui o visitar órfãos e viúvas em suas tribulações, ele não está dizendo que para sermos salvos temos que fazer boas obras. Mas ele está ensinando dentro de todo um contexto que a verdadeira religião, está na ação, ou na pratica do evangelho e não somente no dizer. Tiago está dizendo: Se você é salvo, então deve ter boas obras. A verdadeira religião que Tiago está dizendo é aquele que faz obras, não para ser salvo e si porque já é salvo. Tiago está falando da pratica do amor ao próximo. Não adianta dizer: Eu amo o próximo. Você precisa aplicar isso na pratica. Outra característica do verdadeiro cristão é fugir da corrupção do mundo. [I Jo 2.12-17]. Aqueles irmãos estavam totalmente envolvidos e embaraçados com o mundo e as praticas mundanas. Mas Tiago diz que a verdadeira religião é guardar-se da corrupção do mundo.

Que Deus possa nos ajudar a não nos guardar da corrupção do mundo, para que venhamos a viver o verdadeiro evangelho para louvor da Sua Glória. Que Deus continue abençoando a todos. Amem!!!

Batismo 29/11/2009

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" Mateus 28.19


No último dia 29/11/2009 A Igreja Batista Missionária de Campos Eliseos, representada peloPr. Deoclécio de Souza, realizou o Batismo de mais 6 vidas que fizeram a confissão publica de sua fé em Cristo Jesus.


Vejam as fotos abaixo:





















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