sábado, 21 de julho de 2012

Existe Apóstolos em nossos dias?



Pergunta:
Existe apóstolos em nossos dias? Qual a base bíblica para aceitação ou reprovação desta nomenclatura?

Resposta:

Olá Daniel, Graça e Paz.

Espero que não fique chateado por ser eu quem irá responder sua pergunta e não o professor Leonardo.

Vamos lá! Antes de entrar nos méritos bíblicos sobre o assunto, gostaria de retratar o que tal nomenclatura representa para os tais que a aderem.

Esse tipo de nomenclatura é usado para caracterizar o grau de poder hierárquico, em determinada comunidade. Geralmente são líderes de igrejas emancipadas ou independentes sem nenhuma ligação com uma convenção ou uma comunhão teológica, na maioria dos casos são de igreja neopentecostais onde o líder é o manda chuva e ninguém pode contrariá-lo.

Antes da banalização do nome como vemos hoje, esse título era designado, a missionários plantadores de igrejas em lugares não alcançados pelo evangelho, de forma que ouvíamos falar de um apostolo na Índia, outro na China, ou em qualquer outro lugar remoto no mundo. Os de hoje são empresários da fé, que gerenciam igrejas de seus escritórios, criando e ditando suas próprias regras.

Fato é que os Verdadeiros Apóstolos, tiveram um papel fundamental na igreja cristã primitiva sobre o comando ou designo do Senhor Jesus, além de características que certamente, os apóstolos de hoje não tem como: (1) O chamado e a aprovação do próprio Jesus. Quem hoje seria suficiente para conceder tais credencias? Por quem esses apóstolos foram comissionados? (2) Os verdadeiros apóstolos viram o Senhor Jesus ressurreto (Atos 1.22, 1 Co 9.1), e imagino que nenhum destes atuais apóstolos tiveram tal experiência, pois o apostolo Paulo nos relata a quem foi Sua ultima aparição em um corpo ressurreto (1 Co 15.8), (3) Os verdadeiros apóstolos faziam grandes sinais e prodígios, e isso lhes eram imposto como uma credencial apostólica (2 Co 12.12), hoje o que vemos é uma brincadeira sobre os púlpitos, onde a cura está sujeita a fé, e caso ela não aconteça a culpa nunca é do apostolo que a determinou e sim, do pobre cristão que não teve fé para ser curado. Nunca li nada deste gênero na vida dos apóstolos da bíblia, seus índices de sucesso eram de exatos 100%

Em ultima análise, posso dizer que hoje a nomenclatura de “apostolo” serve como engrandecimento do ego, e da satisfação pessoal de líderes que precisam se sentir poderosos. Os verdadeiros apóstolos quando tiveram a oportunidade de expor seus cargos, expressaram-no em seu mais amplo sentido “Somos apenas Servos” "Que os homens nos considerem...ministros (servos) de Cristo" (I Co 4:1), ou quando Tiago inicia sua carta dizendo: “Tiago servo do Senhor”

A verdade é que o maior de todos os homens disse: “Eu Sou o Bom Pastor”. O próprio Senhor Jesus se intitulou de pastor, e imagino que não existe privilégio maior para um líder do que este, o de ser chamado pela mesma nomenclatura que estava sobre Jesus. “Pastor”

Espero ter ajudado com a resposta, certo de que os comentários dos alunos nos farão chegar a um melhor entendimento sobre o assunto.

Que Deus continue abençoando a todos.

Soli Deo Gloria


Luiz Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails