segunda-feira, 16 de julho de 2012

Orientação sobre o Batismo

Nesse estudo entenderemos mais á fundo o significado do batismo e sua necessidade dentro do quadro cristão. É importante frisar que não passa apenas de uma orientação ou palestra, mas sim, uma ministração de Deus em nosso coração. O ministério iniciado por João Batista. Vamor falar um pouco de João Batista: -Era um enviado de Deus.(Jo. 1:6-7) -Preparou o caminho do Senhor. (Isaias 40:3; Mc.1: 1-2) -Mostrou o caminho da justiça e do arrependimento para todos. (Mt. 21:32) Mc. 1:1-11, Mt. 3, Lc. 3:21-22 (á cerca do batismo de Jesus) Significado de Batismo No Novo Testamento a pessoa batizada era imersa ou posta completamente dentro da água e em seguida retirada. Batismo por imersão é, portanto, o modo ou forma pela qual o batismo era realizado no Novo Testamento. Isso se evidencia pelas seguintes razões: 1) A palavra grega Baptizo significa “mergulhar, afundar, imergir”, algo na água. Isso é normalmente reconhecido, sendo este o significado padrão do termo na literatura grega antiga tanto na Bíblia como fora dela. 2) O sentido “imergir” é adequado e provavelmente exigido para a palavra nos vários textos do Novo Testamento. Em Marcos 1:5, o povo era batizado por João “no Rio Jordão”(o texto grego traz en, “em”, e não “ao lado” ou “próximo” ou “perto” do rio). Marcos também nos diz que quando Jesus foi batizado “ele saiu da água”(Mc 1:10). O texto grego especifica que ele saiu “para fora da”(Ek) água, e não que ele veio da água(mais bem comunicado pelo grego apo). O fato de que João e Jesus entraram no rio e saíram dele sugere enfaticamente imersão, já que aspersão ou a afusão de água (borrifada, espalhada ou chuviscada) poderiam muito mais facilmente ter sido feitas junto ao rio, especialmente pelo fato de que as multidões estavam vindo para o batismo. O evangelho de João nos diz depois que João Batista “estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas” (Jo 3:23). Novamente, não era necessário muita água para batizar pessoas por aspersão, mas isso seria preciso para batizar por imersão. 3) O simbolismo da união com Cristo em sua morte, sepultamento e ressurreição parece exigir batismo por imersão. Paulo afirma: (Rm 6:3-4, Cl 2:12). Essa verdade é claramente simbolizada no batismo por imersão. Quando o candidato ao batismo desce às águas vemos uma figura do descer à sepultura e do sepultamento. O sair das águas é uma figura da ressurreição com Cristo para que se ande em novidade de vida. “A única preparação que exigida para o batismo é a disposição de morrer para as coisas velhas deste mundo passageiro e efetuando, nascer, ressuscitar em Cristo para uma Nova Vida!” Quem deve ser batizado? Essa posição é muitas vezes chamada de “batismo de convertidos” já que defende que somente os que creram em Cristo (ou, mais especificamente, os que deram provas razoáveis de terem crido em Cristo) devem ser batizados. A razão disso é que o batismo, que é um símbolo do inicio da vida cristã, deve ser ministrado apenas aos que de fato iniciaram a vida cristã. (At 2:41, 8:12, 10:44-48, 16:14-15, 16:32-33, 1Co 1:16). “O batismo além de ser uma questão de obediência é uma maneira de manifestar a Alegria em servir ao Senhor, a pública profissão de fé, a segurança de haver representado um quadro físico claro da morte e ressurreição de Cristo e da purificação dos pecados.” O batismo não é necessário para a salvação. Mas é algo necessário, se queremos obedecer a Cristo, pois ele ordenou o batismo para todo aquele que nele crê. (Mc 16:16, Lc. 23:43) Mais alguns ensinamentos de Jesus Cristo á cerca do batismo E após a ressurreição Jesus faz uma ordenança aos seus seguidores: Mt. 28:19 Esta é uma questão bem polêmica envolvida na questão do batismo. Os unicistas (ex. Ig.Evangélica Voz da Verdade e Igreja Cristo Vive) que batizar em nome do Pai, Filho e Espírito Santo não é a fórmula batismal correta e exigem o batismo somente em nome de Jesus, afirmando que quem não age dessa forma não obtém salvação. Baseiam sua doutrina nas quatro passagens do livro de Atos que mensionam o batismo em nome de Jesus (2:38, 8:16, 10:48, 19:5). Mas tal argumento é totalmente inconsistente, visto que as passagens Bíblicas a que se referem não nos fornecem uma fórmula batismal. A prova disto é que em Atos 8:16, “em nome do Senhor Jesus”, em Atos 10:48,”em nome de Jesus Cristo”, e em Atos 19:5, “em nome do Senhor Jesus”. As versões que seguiram o texto grego Erasmo(textos receptus) trazem, em Atos 10:48, a expressão em nome do Senhor, como, como por exemplo, a Almeida Corrigida Fiel. Dessas quatro passagens, três são diferentes, ou duas, dependendo da versão. Se estivessem revelando alguma fórmula, tais expressões, por cert, deveriam ser iguais. Ou seja, o método deveria ser padronizado. Mas não é assim. O texto em estudo, Jesus. Toda esta polêmica levantada pelos unicistas resulta apenas na negação da doutrina da Trindade. A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho traz a condenação( 1 Jo. 2:22-23). Os modalistas ou sabelianos, por sua vez, (ex. Igreja Cristo Vive, Cristo é Vida, Só Jesus, Igreja Mundial de Jesus Cristo, Voz da Verdade) mutilam a personalidade do Pai e do Filho, com a doutrina das “manifestações”, que é uma maneira camuflada de negar que Jesus é o filho de Deus (1 Jo. 5:5,9). E desenvolveram a idéia que o Pai nasceu e o Pai sofreu, sendo eles, por isso, classificados por Cipriano de “patripassionistas”, ou seja, aqueles que crucificaram o Pai. O Jesus dos unicistas e modalistas não é o Jesus da Bíblia(2 Co 11:4). Na verdade confundem as pessoas da Trindade. São diferentes dos unitários, que separam a substância (ou essência) da Trindade. O Pai, Filho e Espírito Santo são um só Deus. Ou seja, são uma unidade composta, conforme atestam os itens dos atributos divinos, a seguir: a) Eternidade: o Pai (Sl 90:2), o Filho (Is 9:6), e o Espírito Santo (Hb 9:14). b) Onipotência: o Pai (Is 14:27), o Filho (Fp 3:21) e o Espírito Santo (Lc 1:35). c) Onisciência: o Pai (Sl 139:1-6), o Filho (Cl 2:2-3)e o Espírito Santo (1 Tm 4:1) d) Onipresença: o Pai (Hb 4:13), o Filho (Mt 18:20) e o Espírito Santo (Sl 139:7-10) e) Divindade: o Pai (Jo 17:3), o Filho (Rm 9:5) e o Espírito Santo (At 5:3-4). O Credo de Atanásio destaca: “Não confundindo as Pessoas, nem dividindo as Substâncias. Pois existe uma única pessoa do Pai, outra do Filho e outra do Espírito Santo. Mas a deidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é toda uma só: a glória é igual e a majestade é coeterna.” Pr. André França - IBMCE

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