terça-feira, 31 de julho de 2012

O Caminho que devemos percorrer nesta vida

Introdução: Atualmente em nossa sociedade as influências tanto podem colaborar para o bem e nosso crescimento, ou por outro lado, podem nos prejudicar e até mesmo nos levar á viver uma vida distante de Deus. Muitos têm tentado influenciar as pessoas á apoiarem a sua fé em objetos, sistemas, crenças e até mesmo em si próprio. Nosso dever é ficarmos alerta á todas estas coisas e nos apoiarmos na palavra de Deus. (II Tm. 3: 16)

I Cor. 15: 29-34 (ênfase no VS. 33)
"Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?
Por que estamos nós também a toda a hora em perigo?
Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Se, como homem, combati em Éfeso contra as bestas, que me aproveita isso, se os mortos não ressuscitam? Comamos e bebamos, que amanhã morreremos.
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa."
Neste trecho bíblico o Apóstolo Paulo está assentado com parte do povo da Igreja de Corinto. A Igreja havia se dividido em vários grupos, e Paulo procura levá-los á resolverem suas diferenças e voltarem á ser unidos, como uma Igreja de Cristo deve ser. No entanto Paulo instrui á todos, que procurem avaliar seus laços de amizades e que continuem firmes sem se deixarem levar por um idealismo ou conversação vã e sem sentido.

Quais são os focos da sociedade atual?
- Filmes, seriados, novelas, livros, modinhas. (comentar um pouco sobre cada um)

Devemos ser inspirados por esta sociedade? O que ganharemos com isso?
Existem alguns caminhos que gostaria de comentar com vocês?

1° Caminho: O caminho de fé sem fundamento (VS. 29)"Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?"
Hoje inúmeras religiões vêm se formando. São igrejas por toda parte e de todos os tipos. No VS. 29, Paulo Expõe sua posição diante de muitos que têm se levantado para distorcer a palavra de Deus. Muitos que se rebelavam questionando a ressurreição de Cristo. É importante lembrar, onde nossa fé está fundamentada?

2° Caminho: O caminho “deixa a vida me levar” (VS. 30)"Por que estamos nós também a toda a hora em perigo?"

A Exposição que Paulo se refere aqui é a de pregar o Evangelho publicamente. Mas qual é a sua exposição nos dias de hoje? Nosso perigo de exposição tem sido diante de vícios? Diante de conflitos? Quem sabe diante de ritmos?

3° Caminho: O caminho dos sóbrios (VS. 34)"Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa."

Esta sobriedade á qual Paulo se refere, é a sensatez, o verdadeiro sentido. Remete-nos á entender que ser sóbrios, é não pecar, é lutar contra o pecado!
E quando ele diz que alguns ainda não têm conhecimento da verdade, é por que ainda não abrimos nossos lábios para transmitir esta verdade!

Conclusão: Este estudo não nos instrui á nos fecharmos contra a sociedade. Não nos direciona á não assistirmos mais TV, nem ler livros! Este estudo não nos diz para pararmos de ouvir os outros que são más influencias. Até porque será inevitável. Mas sim, nos leva á entender que dentre tudo, a palavra de Deus sobressai. Ela é verdadeira inspiração e vida para nos libertar e nos direcionar á um caminho de bênçãos. Deixe Deus falar ao seu coração hoje!
                                                                                                            Pr. André França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails